quinta-feira, 1 de maio de 2008

Ginástica Laboral - Conceitos e Aplicações - Março 28, 2008 de Thiago Pegatin

Ginástica Laboral é a atividade física orientada, praticada durante o expediente, com o objetivo de buscar benefícios pessoais no trabalho, cujos impactos negativos podem ocorrer em diversas esferas (problemas físicos, psicológicos ou sociais).

Benefícios para a empresa:

Os principais pontos observados referem-se a diminuição na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho, se por um lado o fator de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado, a empresa é beneficiada ao promover programas orientados de Ginástica Laboral.

Benefícios físicos para o trabalhador:

A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.

Ganhos Fisiológicos:

- Possibilita melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico, promovendo o combate e prevenção das doenças profissionais, bem como a prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade;- - promove uma maior mobilidade e melhor postura, assim como a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;
- Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador;
- Propicia características preparatórias, compensatórias e relaxantes no corpo humano.

Ganhos Psicológicos:
- Motivação por novas rotinas, bem como do equilíbrio biopsicológico;
- Melhora da auto-estima e da auto-imagem e do desenvolvimento da consciência corporal;
- Combate as tensões emocionais e melhora da atenção e concentração das atividades desempenhadas.
Ganhos Sociais:
- Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe e melhoria das relações interpessoais

Ganhos Empresariais:
- Redução dos gastos com afastamento e substituição de pessoal, assim como de queixas, afastamentos médicos, acidente e lesões
- Melhoria da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade e maior produtividade.



Análise crítica
O texto aborda de maneira convincente e imparcial as vantagens da ginástica laboral, que vem sendo utilizada pelas empresas no intuito de melhorar não só a sua produtividade, mas também visando a qualidade de vida do trabalhador.

Percebe-se que a visão é sistêmica (olha a empresa como um sistema aberto) porque aposta, além dos elementos abordados acima, na responsabilidade social, uma vez que a imagem da instituição junto à sociedade também é levada em conta.
Os dados foram levantados através de estatísticas e de dados científicos, comprovando a veracidade das informações.


2 comentários:

respambiente disse...

Janete Miguel Vieira (aluna do Curso de ADM-EAD/UFJF, Turma 3)

Matéria: Ginástica Laboral - Conceitos e Aplicações - Março 28, 2008 de Thiago Pegatin

A análise crítica foi muito bem elaborada e esclarecedora, Chamando –nos a atenção para a importância da visão sistêmica e a imagem representativa da Instituição junto a sociedade. Logo, felicito ao grupo pela escolha dos temas, pelas enquêtes bem idealizadas e pelas imagens que se movimentam e com graça, sem palavras representam bem as mensagens.

Sonia Loureiro dos Santos - Turma 2 disse...

A introdução da ginástica laboral nas empresas tem se mostrado uma ferramenta muito útil na prevenção de doenças originadas por traumas cumulativos, fadiga muscular, problemas de postura, esforço repetitivo, etc. Passamos parte de nossas vidas no trabalho, e o local onde desenvolvemos nossa atividade laboral não deve ser campo fértil para o desenvolvimento de patologias e angústias. A prevenção é essencial.
O blog está muito bem articulado, claro e preciso em suas informações. Realmente, a humanização do trabalho, o investimento no capital humano além de uma necessidade, traz um significativo retorno em forma de qualidade de vida para o trabalhador e qualidade/produtividade para as organizações.

Sonia Loureiro dos Santos – Turma 2 – aluna do Curso de Adm.Ead/UFJF