terça-feira, 9 de setembro de 2008

10 MAIORES ERROS COMETIDOS EM APRESENTAÇÕES E PALESTRAS - Revista Business Week - 29.05.2008

Neste artigo são destacados alguns erros comuns, cometidos em apresentações.
1 - Ler as anotações - Um dos mais comuns, constituindo-se numa evidência de que você não sabe muito sobre o que está falando.
2 - Evitar contato visual - Tente não olhar para cima ou para o chão.
3 - Não se vestir de maneira adequada
4 - Deixar transparecer tiques ou trejeitos com as mãos
5 - Ficar estático: Cuidado com os excessos de movimento, mas cuidado para não virar uma estátua!
6 - Ler os tópicos dos slides: Apesar de ser parecido com o primeiro erro, aqui temos o erro clássico de ler os tópicos dos slides.
7 - Não fale demais, apenas o necessário:
8 - Não estimular a audiência:
9 - Não terminar a apresentação com uma mensagem ou fato inspirador
10 - Muitas pessoas pensam que a parte mais importante da apresentação é o meio, com o conteúdo principal. Mas, a parte final da apresentação deve ser sempre encerrada com uma mensagem para reflexão, uma charge ou ilustração relacionada com o assunto.

Disponível em: http://www.colaborativo.org/blog/2008/05/29/10-maiores-erros-cometidos-em-apresentacoes-e-palestras/


ANÁLISE CRÍTICA

Como se percebe, no início da leitura do livro, estão esboçados alguns princípios em geral, em concomitância com o artigo. Veremos, com o andar da carruagem, que cada caso é um caso, aqui não se trata de uma receita de bolo fechada. Muitas críticas são feitas em relação aos jogadores de futebol, que ao alcançarem projeção, são visados pela mídia e saem com pérolas do tipo "eu dei o melhor de si". Muitas também são as dicas para entrevistas para empregos, cargos....Este blog tentará desvendar alguns mitos...Porque hoje se observa a importância da formação das equipes. Então é fundamental ter em mente que os talentos, as competências são variados. Cada pessoa tem o seu. Assim, pode-se perseguir o intento de desenvolver melhor as capacidades, dentro das limitações. O jogador de futebol pode vir a falar "eu dei o melhor de mim", mas não se pode exigir que ele faça uma apresentação que deslumbre os espectadores. Ele tem que deslumbrar, jogando bola. Se a pretensão é conseguir uma promoção ou um emprego, a expectativa é de quebrar alguns paradigmas, como se postar diante de uma avaliação. Até o momento, essas dicas podem ajudar na construção de uma imagem melhor.

Nenhum comentário: