segunda-feira, 8 de setembro de 2008

COMO FALAR EM PÚBLICO

Blikstein, Izidoro. Como falar em público. Técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo: Editora Ática, 2006
Falar em público....
O primeiro capítulo do livro nos mostra como realmente é difícil, para muitos, subir num palco, fazer um discurso, ou mesmo a apresentação de um trabalho. Obviamente, que uma apresentação bem-feita, atraente, clara e objetiva pode fazer toda uma diferença.
Mas o medo, o constrangimento, o mal-estar, às vezes, impedem o sucesso, por mais preparados que estejamos, por mais que dominemos o assunto. Então, o livro propõe a questão: será que alguns nascem com este dom enquanto os demais (o resto da humanidade) está fadado à incapacidade de comunicar-se em público?

O autor esclarece que falar em público implica numa engenhosa combinação de vários fatores e condições de ordem fisiológica, lingüística, psicológica e cultural.

Falar em público é bem diferente da comunicação coloquial, observando-se que mudam todos os fatores e condições, estando-se exposto inevitavelmente à avaliação e julgamento. Não se pode falar de qualquer jeito, devendo-se planejar de antemão o que se vai falar, bem como a postura. Não se pode esquecer que a missão de quem vai falar em público é de persuadir os ouvintes a crer nos objetivos, tema ou projeto. Para não nos alongarmos muito neste primeiro momento, a mensagem é:

A TAREFA FUNDAMENTAL DO ORADOR É DE NATUREZA ESTRATÉGICA: PERSUADIR O PÚBLICO.

Nenhum comentário: