terça-feira, 23 de setembro de 2008

COMO FALAR EM PÚBLICO - BLIKSTEIN, IZIDORO


O livro aborda a questão do planejamento (organização e articulação). Se as idéias não estiverem articuladas, corre-se o risco de criar uma imagem de desorganização, de incompetência. Enfatiza a importância de selecionar as informações relevantes para os clientes (público-alvo).
O orador, quando de improviso, pode acabar por misturar as estações, dificultando a compreensão do público.
Avançando, em seu capítulo 4, o autor nos mostra que todo ato comunicativo implica na necessidade de persuadir. Não adianta, no corpo da comunicação, usar de todo talento, para no fim, usar expressões ocas, que se constituem em lugar comum, levando tudo água abaixo.
As condição que deve ser levada em conta, para ser persuasivo, é estar convicto das idéias que pretende transmitir.
E o material, equipamento? Fios espalhados podem ocasionar alguns "micos", como tropeços...o data-show não funcionar, sem estar preparado com outra alternativa pode levar ao desastre total.
A má utilização dos recursos audiovisuais são destacados, bem como falhas na expressão verbal e de expressão corporal, além de ganchos e estratégias para atrair a atenção do público que são algumas das ferramentas de apoio na persuasão. E a credibilidade? É óbvio, ressalta o autor, que jamais conseguirá se persuadir, sem ter credibilidade...E passa a relatar condições tais que arranham a credibilidade, argumentação consistente, incoerência de mensagens e atitudes, habilidade verbal ou fala.

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