quinta-feira, 23 de outubro de 2008

5 erros que comprometem uma apresentação em público - Marco Polo - 12/04/2008

Seja para vender um projeto, treinar a equipe, oferecer seus produtos e serviços, convencer um júri, mostrar os resultados aos acionistas, lecionar, concorrer a uma vaga de emprego ou até mesmo lidar com situações familiares e do cotidiano, a todo momento qualquer profissional do mercado têm de demonstrar suas habilidades em fazer uma boa apresentação em público. Não é exagero dizer, portanto, que quanto melhores são essas apresentações, maiores são as chances de sucesso profissional.

Em parceria com a Compass Business School (www.compassbr.com.br), o professor Ney Pereira inicia em abril um curso sobre técnicas de apresentação. Abaixo, ele resume cinco das principais orientações para não se cometer erros em uma apresentação.
Ele elenca algumas dicas sobre o tema:
1) Jamais fale sobre um assunto que não domina.
2) Não perca qualquer oportunidade para falar em público. É a sua oportunidade de treinar e deixar sua marca pessoal.
3) Não entre no jogo sem conhecer a sua platéia. Estude o perfil das pessoas que vão assistir a sua apresentação, faça o reconhecimento do ambiente e os recursos disponíveis, que poderão ser utilizados a favor para melhorar a sua comunicação.
4) Evite o “enigma do peixe”. O peixe é fisgado porque abre a boca quando não deveria. Evite falar demais, seja claro, objetivo e sucinto.
5) Só utilize recursos audiovisuais quando a palavra não for suficiente para tangibilizar a informação que você quer passar. Se, por exemplo, você quer falar sobre um empreendimento imobiliário, mostre uma foto. É o bastante.

Disponível em: http://www.nosrevista.com.br/2008/04/12/5-erros-que-comprometem-uma-apresentacao-em-publico/




ANÁLISE CRÍTICA
A reportagem vai ao encontro de Blikstein, em seu livro Como falar em público que, inclusive utiliza essa expressão para exemplificar alguns mal-entendidos, como observado nos termos "de encontro" que tem o significado de discordância; "ao encontro", que embute a idéia de concordância.
Tanto Marco Polo, em sua reportagem, como o autor do livro desenvolvem um elenco de dicas que podem ajudar na hora da apresentação.
E cá, para nós, unir o útil ao agradável é uma dica da nossa equipe, porque não nos debruçarmos sobre esse tema, que tanto vai nos ajudar no dia-a-dia, como na vida profissional?

AMADO MESTRE!!!! CAPTEI VOSSA MENSAGEM!!!!
Quem não se lembra????

Nenhum comentário: