
1. Comece falando vigorosamente, com entusiasmo, demonstrando o prazer pela oportunidade de estar fazendo isso.
2. Articule bem as palavras, mas não exagere nos movimentos do rosto e músculos da face.
3. Fale sem esforço, mas para ser ouvido por toda a platéia.
4. Neutralize as barreiras verbais evitando falar muito baixo ou muito alto; muito depressa ou devagar; devagar; pronunciar errado termos estrangeiros; usar vícios de linguagem: “tá?”, “né?”, “Ok?”, “certo?”, “entendeu?”, “percebe?”, “é isso aí!”, “tipo assim; cometer erros gramaticais; comer os “esses” e “erres”; baixar a voz no final das palavras e das frases; não enfatizar as idéias principais.
Enfim, desperte o interesse da platéia com bons argumentos, bom vocabulário e boas figuras de linguagem.
Habilidades Comportamentais
A pausa não é ausência de texto. Ela serve para valorizar o que veio antes e preparar o interlocutor para o que virá a seguir. Se você perceber na cara dos espectadores um ponto de interrogação e desconforto físico, resuma os pontos principais abordados até então e abra espaço para perguntas.
O Poder Revelador da Linguagem Corporal
Nós não temos um corpo, nós somos um corpo. Toda nossa vida está gravada na memória do corpo. É ele que conta toda a verdade de nossa história, dos nossos sentimentos mais imperceptíveis. Aponta a mentira da palavra, arranca máscaras e expõe as verdades inconscientes através da linguagem expressiva. A postura, as expressões faciais, os movimentos dos olhos, do rosto, das pernas, das mãos, enfim, qualquer gesto, por mínimo que seja, traduz o que as palavras muitas vezes não conseguem expressar.
Falar em público apresenta três problemas fundamentais: um probleminha, um problema e um problemão. O probleminha consiste em ir até a frente e encarar o auditório; o problema em falar ao público; o problemão é saber a hora de parar de falar.
Falar em público apresenta três problemas fundamentais: um probleminha, um problema e um problemão. O probleminha consiste em ir até a frente e encarar o auditório; o problema em falar ao público; o problemão é saber a hora de parar de falar.
Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/%20saiba_como_apresentar_muito_bem_suas_ideias/25285/
ANÁLISE CRÍTICA
Quando optamos por este tema, estava bem clara para nós, a importância de se defender bem as idéias, de se interpretar os vários papéis que cabem ao administrador. E falar em público se reveste de crucial importância, quando se pensa na apresentação de projetos, na busca de uma promoção, ou até mesmo quando se pleiteia um novo emprego.
A reportagem traça uma abordagem semelhante ao que o auto
r do livro, Izidoro Blikstein emprega. Se fizermos uma análise da trajetória do Presidente Lula, desde quando começou, como sindicalista, observaremos como houve uma transformação em sua imagem, em seu discurso. Demonstrando, hoje, segurança, pronunciando bem as palavras, olhando nos olhos do interlocutor, com um gestual apropriado, o Presidente do Brasil é a imagem do vencedor. A leitura é a de que não é necessário ter o dom da oratória, que pode ser incorporado, aperfeiçoado, provando que a matéria é um dos fatores significativos não só na vida do administrador, mas de qualquer pessoa.

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